Nossa História
A Associação Mantenedora da Escola Sathya Sai (AMES) foi fundada em 5 de dezembro de 2000 - por coincidência, Dia Internacional do Voluntário - e a Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto começou a funcionar formalmente em abril de 2002.
A Escola é entidade integralmente filantrópica e oferece gratuitamente a aproximadamente 160 alunos atividades educacionais e culturais. A Escola funciona em área com Concessão de Uso Real feito pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Lei Complementar nº 1391 de 04/11/2002).
A primeira "Escola Sathya Sai" foi fundada em 1968 na Índia e hoje há mais de 150 delas espalhadas por 35 países, dentre os quais Canadá, Austrália e Inglaterra. No Brasil, existem 03 Escolas Sathya Sai em funcionamento, todas reconhecidas pelas Secretarias de Educação.
Escola
Filosofia Educacional
Qualidade educativa, no sentido de excelência acadêmica, é muito importante.
Como alunos e alunas usam seu conhecimento adquirido, no entanto, não deve ser separado dessa meta.
O fundamento de nossa filosofia educacional é ter, em paralelo à qualidade acadêmica, um eixo transversal de formação humana. Isso está na maior parte dos documentos oficiais, como a BNCC, os PCNs etc., bem como nos referenciais de grandes educadoras e educadores, como Maria Montessori, Sócrates, Georges Gusdorf, Paulo Freire, Comenius, Emilia Ferreiro etc. O desafio é colocar em prática.
Sathya Sai Baba (1926–2011), educador indiano contemporâneo, criou uma série de escolas e resgatou essa visão educacional.
O termo “educação” vem do latim “educare”, que, por sua vez, vem de “ex duco” - conduzir para fora, fazer expressar-se. Educação é o processo pelo qual a condição humana se manifesta. Se os indivíduos formados pelo sistema educacional não são profundamente humanos, há algo muito errado no sistema.
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Comunidade
Realizamos um trabalho de responsabilidade social, em parceria com a Associação de Moradores de bairro, junto à comunidade do entorno, através de projetos, assembleias, reuniões e oficinas para fortalecer as relações de escola/comunidade, proporcionando espaço de discussão e avaliação dos problemas existentes e participação nas atividades culturais, de lazer e assistenciais, promovidas pela AMES.
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